17 de dezembro de 2008

Da Série Lugares Que Já Fui! - Parte V

Rio de Janeiro








Cristo Redentor
Copacabana
Favela da Rocinha
Jacarézinho
Barra da Tijuca

O Rio me emociona... não sem bem explicar o que se passa. Já fui várias vezes ao Rio e na maioria das vezes foi à trabalho.
Acho a Lapa um charme... Copacabana idem, Barra da Tijuca me arranca suspiros. Sei lá.. mas o Rio me dá uma vontade de ser saudável.. hohoho.
Pensas que só conheço à parte boa da Cidade Maravilhosa?
Já passei por alguns apertos nos morros e favelas do Rio... Morro do Pavão -Pavãozinho, Pavuna, Jacarézinho, Cidade de Deus, Rocinha, Morro da Providência, Manguinhos, Vargem Pequena, Cantagalo, Praça Seca, Ramos, Taquara, Ponte do Coelho Neto, Olaria e por aí vai....
Muitas histórias para contar desses lugares como a de quando eu fazia uma pesquisa com uma senhora em Pavão e de repente, não mais que de repente começa um tiroteio. Quando eu dei por mim eu já estava embaixo da cama da pobre da mulher. Branca igual neve.

Quando estive na favela de Jacarézinho visivelmente com medo, conheci a Márcia (ela que andou comigo na favela). Disse que sabia que eu era mineira pelo meu andado, é mole?
Bem, ela me contou que todos estavam revoltados na favela pela morte do Sandro (àquela figura que seqüestrou o ônibus 174 e que entrou vivo no camburão e chegou morto na delegacia). Estive nessa favela alguns meses depois da sua morte. Márcia e Sandro eram muito amigos.
Na noite anterior em que fui à Jacarézinho a favela foi invadida por policiais que trocaram tiros com os bandidos. As casas estavam parecendo peneiras. Uma criança de 9 anos havia sido morta pela policia, vítima de bala perdida. Eu, no auge do medo fui à casa dessa criança. Nunca vou esquecer o que eu ouvi da mãe dessa criança: Graças a Deus meu filho morreu pelas mãos da polícia e não pelas mãos dos bandidos, assim podemos falar que ele é um coitadinho. (seu filho já era viciado em drogas e já devia para os bandidos.)

As histórias são meio punks. Então quem quiser saber sobre as minhas aventuras no Rio de Janeiro passa lá em casa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ahn... quanta novidade neste blog... Gostei na nova séria.
Beijo.

Keila disse...

Voltei com tudo Gis... e a chuva aí? Eu estou quase mofando.
Beijos

Anônimo disse...

Então, bem que a chuva podia dar uma trégua, dá uma preguiça de sair com a chuva e acho que a sua série referente lugares novos pode "entrar pelo cano" e ser levada pelas águas, desta vez da chuva...
Bjo.

Keila disse...

E vc acha que eu já não pensei nisso, Gis? Aff...
bjo