10 de maio de 2011

Projeto Felicidade

Não sou fã de livros de auto-ajuda e costumo evitar os bests Sellers... Mas ontem, tomando meu frozen yogurt (viciada no natural p 1 top) entrei na Leitura e peguei um livro para “zapear” sem olhar o título e sem compromisso com a boa e edificante leitura.


O tal livro era o Projeto Felicidade – Ou: porque passei um ano tentando cantar pelas manhãs, arrumar os armários, brigar direito, ler Aristóteles e ter mais diversão em geral de Gretchen Rubin. Onde a autora traça metas e planos para tornar-se mais feliz.

Durante um ano inteiro, a autora reuniu todos os livros que pôde descobrir sobre felicidade. E também as pesquisas científicas mais recentes, os conselhos da sabedoria popular, as resoluções religiosas, os mantras de gurus de auto- ajuda, os pensamentos dos grandes filósofos, as questões levantadas pela história, pela arte, pela psicanálise, letras de música e dizeres pichados em portas de banheiro. Tudo que se disse sobre felicidade (e sobre como conquistá-la) ela leu, ouviu, refletiu sobre – e colocou em prática.

Dia após dia, Gretchen testou tudo o que se dizia que a ajudaria a alcançar a realização. Cumprimentar estranhos, comer chocolate, fazer exercícios, arrumar gavetas, cantar – qualquer coisa que lhe prometesse um pouco mais de alegria, ela experimentou. E também criou uma espécie de mandamentos pessoais para ser mais feliz, além de ter criado um blog para dividir suas opiniões e mostrar o que deu certo e errado em seu projeto. Mais tarde o blog virou esse livro...

Enfim, diante desse livro refleti sobre como levo a vida sobre alguns aspectos, sobre o que deixo passar sem dar o devido valor e o que vira tempestade em copo d’água em minhas mãos. Pensei no quanto perco ao tentar ter as rédeas e o domínio das situações; que tenho dado poucas provas de amor e que a máxima da minha vida eu dexei de lado ao querer ser prática demais: A Felicidade é feita de momentos.




No meu caderno fofo vou colocar em prática a minha versão de deixar a vida mais leve e um tanto mais feliz.

2 comentários:

Lara Mello disse...

Achei super interessante o projeto, e o caderno ficou lindo! Bju

Adenilton disse...

Isso é muitíssimo bom!

Seja mais leve consigo mesma.

Um beijo!